sábado, 18 de julho de 2009

XIX Audição Final - 2008/2009

Terminou mais um ano cheio de música e foi com muito entusiasmo que se realizou mais uma Audição Final da Escola de Música do Orfeão do Entroncamento, no passado dia 27 de Junho. Com isto, já lá vão dezanove anos!… Longe os tempos das grandes audições, que duravam horas infinitas, onde marcava sempre presença um público numeroso. Os alunos, agora num ambiente mais íntimo e familiar, proporcionado pela transformação do Centro Cultural, mostraram que têm muita música para dar e também espírito de convívio e amizade que se recomendam.
Cerca de uma hora antes do espectáculo, já os guitarristas aguardavam impacientemente a sua vez para afinarem o seu instrumento e poderem, por fim, ensaiar uma última vez. À medida que o tempo passava, os restantes instrumentistas iam chegando e um pequeno nervosismo era partilhado por todos.

O público, que à hora marcada já tinha preenchido completamente o pequeno espaço e preparado máquinas fotográficas e câmaras de filmar, não se arrependeu de ter saído de casa, pois os jovens músicos, (tocando a solo ou em conjunto), proporcionaram bons momentos a quem os viu e ouviu.

À semelhança da audição de 2005/2006, que foi marcada pela apresentação do Quarteto Nocturno, também esta audição teve direito a uma abertura diferente, com a apresentação de uma peça composta por quatro andamentos: Duettino Facile, Op. 77 de Mauro Giuliani, para flauta e guitarra.
A esta pequena apresentação, seguiram-se as actuações dos alunos, que interpretaram, com o seu instrumento – flauta de bisel, flauta transversal, guitarra ou piano –, algumas das peças de um repertório pessoal que têm vindo a desenvolver ao longo do tempo.

Após um breve intervalo, decorreu uma segunda parte bem diferente da primeira, em que os jovens músicos demonstraram o seu talento em conjunto, criando bonitas e agradáveis harmonias. Conseguiram, assim, provar ao público que, de facto, a força da união também se reflecte na música e que, através desta, conseguem comunicar universalmente. Surgiram, então, grupos de flauta e guitarra, flauta e piano, entre outros. É exemplo disso a apresentação de um conjunto de peças de música popular brasileira, de entre as quais se destacam as de
Bossa Nova da autoria de Antônio Carlos Jobim.

Para acabar em grande, o público pôde assistir às classes de Formação Musical que, ora com o habitual Instrumental Orff, ora nos seus próprios instrumentos, apresentaram músicas que entusiasmaram a sala. Em primeiro lugar, a sala presenciou um arranjo muito peculiar de uma música que, mal se ouviram os primeiros acordes, foi logo reconhecida – Mamma Mia –. Depois, foi a vez da apresentação de uma peça com interessantes arranjos, que teve por base ritmos tangueiros, contando com a colaboração de um ex-aluno da Escola de Música na guitarra, cuja presença foi devidamente agradecida e agraciada.

Foi neste ambiente de animação que se finalizou a audição, ficando bem claro que, para os alunos, as férias chegaram, mas a música continua e nunca acaba!
É caso para dizer: Foi uma festa!… Só faltou mesmo partir o bolo!

Participaram nesta audição
Flautistas: Maria João Silva (flauta de bisel) e Susana dos Santos Marques (flauta transversal);
Guitarristas: Ana Teresa Coelho, Andreia Alexandra Maia, Daniela Filipa Gonçalves, Francisco Silvério, Gonçalo Manuel Antunes, João Paulo Lobo, José Eduardo Rebelo, Leonardo Filipe Marques e Rita Antunes
Pianistas: Ana Rita Ramos, Daniela Filipa Gonçalves, João Filipe Vieira, Mariana Pinheiro, Rita Inácio.

É de agradecer ainda aos professores, sem os quais nada disto seria possível:
Paula Maria Salvado Figueira (piano)
Pedro Manuel Clara Lopes (guitarra)
Rita Isabel Valente Crispim (flauta de bisel)
Director pedagógico e Professor de Flauta Transversal Luís Manuel Antunes
[FOTOGRAFIAS] - A editar
Texto Elaborado por: José Eduardo Rebelo

Sem comentários: