domingo, 23 de setembro de 2007

Historial do Grupo Coral e Currículo do Maestro


O Grupo Coral do Orfeão do Entroncamento foi fundado em Janeiro de 1988, na Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento tendo-se constituído como associação independente em 1990. Desde então assumiu a feição que ainda hoje mantém: um conjunto de pessoas unidas pelo amor à música que tenta transmitir uma herança musical através do canto em grupo. Este coro faz parte de um projecto autónomo virado para a prática e divulgação da música coral, de autores universais, pautando a sua acção por critérios de qualidade.

Fez a sua primeira apresentação pública em 1988, no Cine-Teatro São João, no Entroncamento. Desde então tem realizado vários concertos quer na comunidade em que se insere, quer em diversos locais do país (onde se tem deslocado a convite de associações congéneres ou de outras entidades). Deslocou-se ainda a França, em Fevereiro de 1998, a convite da Associação Franco-Portuguesa de Villiers-sur-Marne, onde participou na Quinzena Cultural "À Descoberta de Portugal". Ainda no ano de 1998, mas desta feita em Outubro, realizou um concerto no Centro Cultural de Belém. Mais recentemente, em Dezembro de 2005, deslocou-se à Ilha da Madeira a convite do Orfeão Madeirense onde participou no VIII Festival de Coros de Natal do Funchal. Ainda neste ano, e no ano de 2006 realizou vários concertos em Encontros de Coros e outros eventos.

Participou em concertos internacionais com os grupos corais de Valladolid, Pontevedra e Villanueva de la Serena, de Espanha e com o Grupo Coral de Nancy, França.
Tem participado regularmente nos Festivais de Música organizados a nível regional pelo INATEL.

A convite da Editora Public-Art/Coimbra, participou na gravação do CD duplo entitulado "Os Melhores Coros da Região Centro", editado no Natal de 1996.

Em 2011 deslocou-se a França a convite do Coral Faïdoli, integrado no programa de geminação Entroncamento e Villier Sur-le-Marne. Ainda neste ano, participou também no XX Encontro de Coros do Ribatejo.

O Grupo Coral do Orfeão do Entroncamento organiza ainda, anualmente, um Festival de Coros e um Concerto de Reis na sua cidade berço.


Maestro Luís Manuel Antunes


A Direcção Musical do Coro Misto do Orfeão do Entroncamento é, desde a sua fundação, da responsabilidade do Maestro Dr. Luís Manuel Antunes.

Fez os seus estudos no Conservatório Nacional de Lisboa e no Conservatório Regional de Tomar, onde concluiu o Curso Geral de Canto e Composição. É licenciado na Variante de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa.

Participou em cursos de regência orientados pelo maestro José Robert e pelo maestro Edgar Saramago.

Em 1992 e 1993 participou no Curso Internacional de Sines de direcção coral.

Frequentou um Curso de Música Antiga na Universidade de Évora, organizado pelo S.I.M.A. e ministrado pelo Maestro René Jacobs.

Profissionalmente, é professor do 2º Ciclo do Ensino Básico, bem como Responsável Pedagógico e professor de Educação Musical, flauta de bisel e flauta transversal no Orfeão do Entroncamento .

Sem comentários: