sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Concerto de Reis 2009



No passado 10 de Janeiro, o Orfeão do Entroncamento apresentou mais um Concerto de Reis. O público presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima não poupou elogios.

Foi com um concerto de uma hora que, no passado dia 10 de Janeiro, o Orfeão do Entroncamento deu as boas vindas ao novo ano. Para além do Grupo Coral, actuaram ainda alunos e professores da Escola de Música e mesmo o próprio público, que teve o seu momento.
O reportório escolhido pelo maestro Luís Antunes foi adequado à quadra natalícia e aos Reis, passando por peças portuguesas harmonizadas para coro, peças de cariz popular, espirituais negros e peças estrangeiras de autores tão diversos como Zoltán Kodály, Ernest Cervera, William Byrd ou William Dawson.


Já a Escola de Música apresentou músicas bem conhecidas do público, como Jingle Bells ou Adeste Fideles, interpretadas por um coro constituído por alunos e acompanhadas pelo chamado Instrumental Orff (xilofones e metalofone), pela flauta de bisel, pela flauta transversal e pela guitarra.


O momento alto do concerto foi a interpretação de Linda Noite, música tradicional algarvia, que contou com a participação do Grupo Coral, da Escola de Música e do público que, em conjunto com o coro, trauteava o refrão, contando com a ajuda do Padre José Luís Borga, que também se encontrava a assistir ao concerto.


O Grupo Coral finalizou com a interpretação de A Merry Christmas Polka de Walter Rodby Ascap, peça bastante animada, que mereceu grande aplauso do público.


Outro momento importante foi o baptismo de um novo elemento, que, com apenas 16 anos, iniciou a actividade como coralista. “É muito importante… não é que o nosso coro esteja a ficar velho, mas os anos vão passando e, se não houver renovação, as coisas acabam.”, refere Luís Antunes, apelando, também, à maior participação dos jovens.


No final do concerto, realizou-se ainda um sorteio de rifas, que foram vendidas para angariar fundos para a aquisição de um metalofone baixo para a Escola de Música.


O Concerto de Reis, que se realiza no início do mês de Janeiro de cada ano, numa das Igrejas do Entroncamento, contou, no ano que se iniciou, a sua 20ª edição.

Alinhamento do Concerto:
1. Hoje É Dia de Janeiro – harm. Fernando Lopes Graça
2.
It's Me, Oh Lord! – Espiritual Negro
3.
Pastorinhas do Deserto – harm. Fernando Lopes Graça
4.
Adventi Enek (Veni, Veni Emmanuel) – Zoltan Kodaly
5.
Ay Mi Dios – D. Pedro Cristo
6.
El Niño – Joaquin Nin-Culmell
7.
En Belén Tocan a Fuego – Ernest Cervera
8.
Pascha Nostrum – William Byrd
9.
Jingle Bells – James Lord Pierpont
10.
Natal Africano – Tradicional Lusa
11.
Adeste Fideles – John Francis Wade?/D. João IV?
12.
Linda Noite de Natal – Tradicional Algarvia
13.
Pie Jesu – Andrew Lloyd Webber
14.
Every Time I Feel The Spirit – William Dawson
15. Nasceu, Já Nasceu – harm. Fernando Lopes Graça
16.
Merry Christmas Polka – Walter Rodby



Texto e Upload dos vídeos: José Eduardo Rebelo

Sem comentários: